O cérebro humano pode ser considerado o dispositivo mais complexo que existe no Universo. Ele tem 10 bilhões de células, somente no córtex, que é a parte externa e só num pedaço pequeno do córtex (1 milímetro cúbico) há mais conexões do que estrelas na Via Láctea.
É constituído de 2 hemisférios, os quais são unidos por um sistema de milhões de fibras nervosas. Um hemisfério é constantemente informando sobre o que está acontecendo com o outro. Se uma dessas comunicações é quebrada, a informação vai tentar encontrar outra via para chegar ao seu destino. Suponha que a principal avenida de acesso à sua casa está interrompida. Para chegar ao seu destino, você deverá prosseguir por ruas paralelas e assim chegará ao mesmo lugar.
A esta capacidade que o cérebro tem de criar estas “rotas alternativas” dá-se o nome de NEUROPLASTICIDADE.
Agora, o mais sensacional é que a neuroplasticidade pode acontecer com indivíduos de qualquer idade e por toda a vida, de acordo com artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Neurociência.
O que precisamos fazer é manter os nossos neurônios em “bom estado”, exercitando-os e usando-os todo momento, caso contrário eles se atrofiarão.
Como se faz isso?
A resposta é: com muita DISCIPLINA
Seja focado e disciplinado
Busque conhecimento de diversas origens e não se conforme em ler apenas sobre o que conhece. Leia sobre Filosofia, estude a biografia de pessoas que superaram os seus limites, pessoas de sucesso. E desligue um pouco a televisão… Com o tempo, isso melhorará a sua capacidade de aprendizagem, em função da formação de novas conexões neurais.
Se liberte dos maus hábitos
A bebida alcoólica e todo tipo de cigarros não te ajudam em nada. Muito pelo contrário, eles atrapalham bastante! Então pare com isso de uma vez!
Faça coaching
O Coach é o profissional de mercado habilitado para te conduzir a um novo estágio da sua vida. Um lugar onde você gostaria de ter ido muito antes, se soubesse que era possível.
Imagine-se agora vivendo melhor, com mais qualidade de vida, com mais realização e propósito ou até com mais recursos financeiros.
Parece maravilhoso, não é mesmo?
Absolutamente! Então, por favor:
- Não se acomode
- Não pense que já sabe tudo
- Não se sinta confortável
- Não deixe que as coisas aconteçam…
E, principalmente
- Não tenha medo de mudar
Mas, o quanto você está comprometido com a mudança? Saiba que se você está apenas interessado, não é o suficiente.
Por quê?
Dê uma olhada a sua volta. Olhe pela janela da sua casa ou escritório e encontrará milhares e milhares de pessoas interessadas, mas muito poucas comprometidas.
A diferença é a seguinte: “Quando você está comprometido, você faz qualquer coisa para atingir o seu objetivo. Quando você está interessado, você age por conveniência”.
Esta diferença faz toda a DIFERENÇA.